Biografia de Billy Cobham
Este baterista panamenho é um ídolo entre os bateristas. Começou tocando jazz-rock com Miles Davis, depois liderou seu próprio grupo, o Dreams, e participou da Mahavishnu Orchestra de John McLaughlin. Possui uma técnica estupenda e extrai de seu instrumento um discurso complexo e vigoroso, lembrando Tony Williams e Elvin Jones. Utiliza amplamente todos as peças de seu setting instrumental, sem ficar restrito a alguns poucos componentes, e tem uma notória atração por improvisos longos, onde dá largas ao seu virtuosismo (que ocasionalmente se reduz a fogos de artifício em alta velocidade). O drumming de Cobham transmite uma energia e uma sensação de total domínio de seu instrumento que lembram Art Blakey, ainda que num estilo completamente diferente.
Ocasionalmente, Cobham se deixou levar por uma música fusion mais simplificada e funky. Ao mesmo tempo, como se pode apreciar por suas execuções mais recentes, desde o final dos anos 80 e início dos 90, Cobham é capaz de sustentar um swing jazzístico ortodoxo, bem como uma interpretação mais introspectiva. Também é autor de várias composições. Atualmente Cobham tem uma agenda bastante cheia com turnês por todo o mundo, além de desempenhar várias atividades didáticas.
Cabe destacar o equilíbrio quase total entre as mãos do baterista. É praticamente ambidestro. Os harmônicos retirados dos tons e a pegada seca do bumbo compõem uma atmosfera jazzistica.
Nascido em 16/05/1944 no Panamá. Em 1947, sua família mudou-se para Nova York. Aos oito anos teve sua primeira bateria, e nesse mesmo ano entrou na High School and Arts de Nova York, famosa escola onde estudaram Theodorus Monk e Stan Getz.
Em 1965 trabalhou como percussionista do exército Norte Americano.
Em 1969 tocou com o saxfonista e trompetista Milles Davis.
Em 1976 fez seu segundo show em Montreux, agora com a partícipação da George Duke Band (banda formada pelo tecladista George Duke, guitarrista John Scofield e o Baxista Aphonso Johnson). Esse show saiu em vídeo.
Em 1979 fez sua primeira excursão pelo Japão.
Em 1980 toca no "Saturday Night Live" como músico convidado.
Em 1993 gravou um álbum no Brasil chamado "Traveler".
Em 1994 partícipou de uma tour com Peter Gabriel, e no mesmo ano gravou um disco com o guitarrista Stanley Clarke chamado "Live At The Greek"
Em 2001 participou de uma tour com o guitarrista Ron Carter. Fonte www.google.com.br
phlavio18@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário